top of page

Meditações Ativas

Bem-vind@s à Essência das Meditações Ativas

“Lembre-se de uma coisa: meditação significa consciência. Tudo o que você faz com consciência é meditação. Caminhar pode ser uma meditação, se você andar alerta. Sentar-se também. A questão toda é: não viva como se estivesse dormindo, e então tudo o que faz será meditação.”
OSHO

Meditações Ativas

Meditações Restaurativas

"Meditação é descanso, repouso absoluto, um ponto final a todas as atividades. 

Físicas, mentais, emocionais. Quando você está em um descanso tão profundo que nada se move em você, quando toda a ação, como tal, inexiste – como se estivesse dormindo ainda acordado – você virá a saber quem você é." Osho

 

Meditações Ativas são restaurativas, catárticas, curativas e provocam a essência do autoconhecimento.

Como Meditar?

Para meditar é preciso seguir dois pontos essenciais. Primeiro: é necessário entrar em um estado relaxado, sem controle mental e sem concentração. E segundo: é preciso observar, com a consciência relaxada, tudo o que está acontecendo ao seu redor, sem interferências, julgamentos e avaliações.

O que é uma meditação ativa?

A meditação ativa é uma porta para o autoconhecimento que enxerga o ser humano na sua forma multidimensional e, pode auxiliar na sua integração. É uma porta de reconexão, de “religare” através do resgate da alegria. Uma possibilidade verdadeira para um caminho profundo de autoconhecimento e “despertar espiritual”.

 

TERAPIA MEDITATIVA

COMO UTILIZAR A MEDITAÇÃO 

Esta meditação te levará a reconciliação consigo mesmo, com seu corpo e, com a sua mente. Você vai tomar consciência de como a sua mente, os seus pensamentos e os seus sentimentos se expressam através do corpo. Dor, doenças, vícios (por exemplo, comer demais, beber bebida alcoólica, açúcar etc.) podem ser tratados e curados. Este processo é uma chance de mobilizar suas energias de auto cura e de relaxamento.

A MEDITAÇÃO É DIVIDIDA EM TRÊS PARTES:

 

PRIMEIRA PARTE

Você fala com partes específicas do seu corpo ou com todo ele. Uma boa ideia é falar em voz alta, pois isso o ajudará a manter-se alerta e consciente.

SEGUNDA PARTE

Você se comunica com o seu subconsciente sobre um problema que possa ter com o seu corpo, seja: estar doente, ter excesso de peso, estar com dor etc., ou simplesmente exprimir o desejo de sentir-se mais vivo e saudável.

Em um estado de relaxamento profundo, você se conecta com a parte do seu subconsciente que é responsável pela condição do seu corpo, tratando-o com respeito e simpatia. Por exemplo, se o problema for em relação ao seu peso, a parte do subconsciente responsável por isso é um servo muito dedicado a você, e também um tutor. Ao deixar você com excesso de peso, esse guardião tenta ajudá-lo e protegêlo. Em um estado de transe profundo o guardião pode criar novas maneiras de cumprir sua intenção positiva, enquanto permite que seu corpo recupere a condição natural e saudável. Dessa forma, você chega a um novo entendimento sobre o mecanismo corpo-mente e sua capacidade de curar-se.

TERCEIRA PARTE

Um transe de cura, aprofundando a compreensão de que seu corpo, sua mente e sua alma se tornam uma coisa só. Antes de começar a usar a técnica, porém, observe alguns aspectos importantes.

 

Praticando

Primeiro: É importante lembrar que a dor e outros sintomas recorrentes de desconforto físico podem ser uma indicação de doença grave. Essa técnica é oferecida com o pressuposto de que você consultou seu médico para determinar se esse é ou não o caso.

 

Segundo: Osho disse que essa técnica de falar com a mente e o corpo pode ser usada para qualquer coisa que o corpo já possa fazer, algo que está dentro de sua capacidade. Se você pedir ao corpo para fazer algo que seja impossível, vai destruir a confiança e a tentativa não vai funcionar. Se você não tem olhos, disse ele, como o corpo pode ser informado para ver? Mas para queixas comuns, como enxaquecas, dores no corpo e outras disfunções que estão ao alcance da capacidade do corpo para se curar por si só, esse método pode ajudar muito

Terceiro: Não fale diretamente ao desconforto ou à doença. A doença não faz parte do organismo, é algo externo, na realidade, é algo contra o organismo. Você deve falar com o cérebro/corpo, não com o desconforto em si. E depois que ele se foi, agradeça ao cérebro e ao corpo por ajudar na eliminação do desconforto. Basicamente, estamos conversando com o cérebro, e o cérebro fala com o corpo, porém, não conhecemos a linguagem. Sabemos que, se dizemos para o braço se levantar, podemos levantar, ele segue as instruções da mente; no entanto, com relação ao funcionamento interno do corpo/mente, não sabemos exatamente qual é a instrução certa para que o corpo a siga.

Meditação Dinâmica

Meditação Kundalini

Meditação Heart Chakra

Meditação Nadabrahma

Meditação 

 

bottom of page