top of page

Mindfulness

ioga ao ar livre

Bem-vind@s à Essência

de Mindfulness

Mindfulness

para pessoas com pressa

Sobre Mindfulness

Quando foi a última vez que você realmente apreciou uma refeição?

É compreensível. Sua vida é ocupada e, como resultado, comer se tornou algo feito de passagem. Temos restaurantes de fast food pelos quais podemos dirigir e comer enquanto dirigimos. Em vez disso, encorajo você a tentar desacelerar, fazer você mesmo a comida e comer com propósito.

Pense em prestar total atenção àquilo que você está fazendo neste momento: andar focado em seus próprios passos, prestar atenção a mastigação enquanto come, dirigir focado na estrada, observar a respiração. É essa a proposta do mindfulness: estar presente em plena atenção.

Muitos de nós passamos nossos dias apenas correndo de momento a momento. Estamos ocupados, temos demandas vindas de várias áreas da vida e simplesmente não sentimos que há tempo para parar e cheirar as rosas. Gostaríamos de saber se podemos obter o perfume de rosas em um pacote para viagem.
No entanto, com um esforço concentrado, podemos aproveitar o tempo para desacelerar. Por meio de práticas de vida consciente, podemos encontrar mais felicidade, alegria e significado em nossas vidas. Dito isto, estar atento não é tão fácil quanto parece. É um hábito que você precisa desenvolver. 
Nesse sentido, reuni uma lista de oito hábitos que ajudaram na minha busca por ser mais consciente.
 
#1  Sente-se de manhã
A manhã oferece uma grande oportunidade para praticar sua atenção plena. O dia está apenas começando, é agradável e tranquilo, e você pode ter alguns momentos para si mesmo. Em vez de sair da cama e fazer uma rotina matinal apressada, gosto de me sentar por alguns minutos. Eu penso em ser grato pelo dia e apenas me deixar estar no presente.
Você pode optar por sentar no sofá e se concentrar na respiração controlada, ou também pode fazer meditação. Acho que isso me ajuda a começar cada dia com o estado de espírito certo.
#2  Coma com atenção
Quando foi a última vez que você realmente apreciou uma refeição? É compreensível. Sua vida é ocupada e, como resultado, comer se tornou algo feito de passagem. Temos restaurantes de fast food pelos quais podemos dirigir e comer enquanto dirigimos. Em vez disso, encorajo você a tentar desacelerar, fazer você mesmo a comida e comer com propósito. Escolha alimentos vivos com uma variedade de cores, texturas e sabores diferentes. Aproveite o tempo para realmente mastigar e apreciar cada mordida. Fazer isso é melhor para sua digestão e pode ser um momento muito agradável e relaxante.
Como um ponto adicional, muitos de nós trazem distrações para a mesa. Algumas pessoas assistem TV, outras leem e algumas podem não conseguir largar o smartphone. Pode parecer uma boa maneira de passar o tempo enquanto você come, mas você está perdendo a chance de estar atento e realmente aproveitar a refeição.
O Manual do Projeto Felicidade combina o melhor da atenção plena, psicologia positiva, neurociência e resolução de conflitos. Os 7 capítulos do Manual são projetados para levá-lo a uma jornada experiencial para conhecer quem você realmente é, aprender a dominar as emoções, reduzir o estresse, conectar-se com compaixão consigo mesmo e com o mundo complexo ao seu redor e, finalmente, compartilhar positivamente seus dons e paixões individuais. 
#3  Passe um tempo fora
Passar um pouco de tempo ao ar livre pode ser outra maneira de alcançar a atenção plena, e você não precisa ir a um retiro distante para obter os resultados desejados. Tudo que você tem a fazer é dar um passeio em torno de seu bairro. Se você tem algumas trilhas, parques ou espaços verdes agradáveis, eles podem ser o ambiente perfeito para entrar em contato com a natureza e se conectar com o momento presente. Observe o que você vê em sua caminhada, como está o clima, o que você ouve e o que você cheira.
#4  Medite
Em certo sentido, a meditação é a arte da atenção plena. Ao meditar, você está aproveitando o tempo para se conectar com sua mente. Leva algum tempo para praticar a respiração controlada e desligar todas as distrações, mas pode ser benéfico de muitas maneiras. Além de ser um momento de atenção plena, também pode ser ótimo para relaxar e aliviar o estresse.
#5  Concentre-se em uma tarefa de cada vez
Eu costumava pensar que era eficiente assumir o máximo de tarefas que eu pudesse. É quase intuitivo acreditar que é melhor fazer mais de uma vez, mas não é verdade. Ao dividir sua atenção em várias tarefas, você não está dando a nenhuma delas a atenção de que precisam. De fato, estudos descobriram que a multitarefa aumenta a possibilidade de erros e leva mais tempo do que fazer as tarefas separadamente.
Faça uma tarefa de cada vez e concentre-se na tarefa em mãos. Quando terminar, faça uma pequena pausa e, em seguida, aborde a próxima tarefa. É uma maneira mais relaxada e consciente de fazer as coisas e provavelmente melhorará seu desempenho.
#6  Sentimentos
Ao estar atento, você não quer evitar seus sentimentos. Parte disso é estar no momento presente, do jeito que é. Às vezes, isso pode incluir sentimentos de alegria, mas você não quer tentar forçar pensamentos felizes ou resistir a qualquer resposta emocional específica. Às vezes, você só precisa aceitar emoções desagradáveis ​​como parte do momento. Aceite a decepção, a tristeza, a raiva, o ciúme etc. como o que são e permita-se senti-los. Você, é claro, quer estar atento a como reage aos sentimentos, mas é saudável reconhecê-los pelo que são.
#7  Crie algo
Se você tem um hobby criativo, essa também pode ser uma boa oportunidade para praticar a atenção plena. Passe algum tempo fazendo o que você gosta e apenas esteja no momento da criação. Se você gosta de desenhar, pintar, construir ou tirar fotos, seu lado criativo é consciente por sua própria natureza. Como um ponto adicional, a prática da atenção plena pode estimular a criatividade. Quando você está dando um passeio ou meditando, você pode descobrir que ideias novas e criativas vêm a você com mais facilidade.
#8 Pratique atividades físicas pelas quais você é apaixonado
É mais fácil estar atento quando estamos fazendo algo que gostamos e que requer a atenção do corpo e da mente. Por exemplo, surf, futebol, basquete ou ciclismo. Se você perder a atenção ao se envolver nessas atividades, isso pode significar um objetivo perdido ou ser rolado em uma onda quebrando. Ao encontrar uma atividade que você goste, você pode passar um tempo completamente engajado, o que pode ensiná-lo a levar essa atenção plena para outras áreas de sua vida.
Para mim, esses são apenas alguns dos hábitos que considero benéficos para aumentar a atenção plena, mas coisas diferentes funcionarão para pessoas diferentes. Quando você estiver mais atento e no presente, sentirá que ganhou um novo tipo de controle sobre sua vida. Isso o ajudará a encontrar uma felicidade geral que não seja tão passageira.
Experimente alguns desses métodos e veja a diferença que a atenção plena pode fazer e se desejar, pode entrar para o grupo de Mindfulness em que fazemos uma prática de 20 minutos sendo alguns minutos reservados para explicação e em seguida praticamos juntos.
 
Me envie uma mensagem com a palavra Mindfulness que eu te coloco no grupo.
*Neste grupo praticamos mindufulness de forma online e gratuita.
bottom of page